
O SUOR
não tem
CHEIRO!
Será?
a verdade sobre o suor
O suor não tem mau cheiro porque ele é um líquido transparente, inodoro e constituído por água, sal, proteínas e óleos. Na verdade, o odor corporal que nós chamamos de "cecê" é causado por bactérias. Mas antes de entender o odor corporal, que tal começar pelo básico e compreender melhor o que é a transpiração?
Transpirar é, sim, normal. Nós suamos para resfriar a temperatura de nossos corpos – e, na ciência, este é um processo conhecido como termorregulação. Ao ocorrer, o cérebro envia um sinal para mais de 3 milhões de glândulas do corpo, que imediatamente liberam o suor, que evapora posteriormente para reduzir a temperatura do corpo.
O corpo humano é o lar de milhões de bactérias inofensivas que ajudam a defesa natural da pele. Estes microrganismos sobrevivem e crescem em ambientes úmidos e ricos em nutrientes, assim como a região das axilas. Desta maneira, o odor corporal ocorre porque as bactérias se alimentam do suor e o metabolizam, produzindo subprodutos que têm um cheiro forte muito característico, como vinagre, queijo ou cebola.


suar faz parte
mas também pode causar desconfortos
O odor corporal não é prejudicial à saúde, mas sabemos que, por vezes, o "cecê" pode causar constrangimento.
Algumas pessoas sofrem com a transpiração excessiva, ou seja, com a produção de suor além do necessário para equilibrar a temperatura do corpo. Mãos molhadas, costas pingando ou axilas encharcadas, quem sofre com a sudorese exagerada sabe o quão embaraçoso o problema pode ser. Conhecido como hiperidrose, o problema afeta cerca de 3% da população e pode dificultar a realização de tarefas do dia a dia e causar constrangimentos. E, para lidar com isso, a melhor saída é estar bem informado.
O que é Hiperidrose e Bromidrose?
HIPERIDROSE - É uma condição que provoca suor excessivo, mesmo quando a pessoa está em repouso. Isso acontece porque as glândulas sudoríparas da pessoa são hiperativas. A hiperidrose pode decorrer de diferentes motivos, como fatores emocionais, hereditários ou doenças.
BROMIDROSE - A bromidrose é uma condição que causa mau cheiro no corpo, geralmente nas axilas, conhecido popularmente como cê-cê, na planta dos pés, conhecido como chulé, ou na virilha. Este mau cheiro surge devido à produção de suor pelas glândulas apócrinas, muito concentradas nestas regiões, que favorece a multiplicação de bactérias e causa um odor desagradável.

Teste aqui seus cuidados com mau odor Odometro Expert Clean
Saiba como acabar com o mau odor
do corpo e das axílas
A primeira coisa que se deve saber sobre o mau cheiro nas axilas é que ele não se origina precisamente de uma má higiene, pois em muitas ocasiões o problema está relacionado com fatores glandulares ou hormonais.
Mas, o mais importante é que esse mau cheiro pode ser tratado naturalmente, com alternativas que se aplicadas diariamente podem pouco a pouco minimizar a sudoração, ou, ainda, deixando de fazer algumas coisas que podem
causar o mau cheiro.
-
Lave muito bem as axilas - Alguns sabonetes têm um aroma muito acentuado e ao invés de proporcionarem um bom cheiro, fazem com que você produza suor mais rápido e que o cheiro piore, logo, a dica é que se utilize um sabonete neutro.
-
Tenha certeza de que não sobraram resíduos - Por isso é importante lavar muito bem as axilas, para que não sobrem resíduos de desodorante do dia anterior, ou de sabonete, o que pode fazer com que fungos e bactérias se proliferem
-
Use bicarbonato - O bicarbonato é geralmente utilizado para combater cheiros ruins. Por isso, lave muito bem as axilas e se ainda apresentarem um cheiro ruim aplique um pouco de pó de bicarbonato com um algodão.
-
Na hora de escolher a roupa - Alguns tecidos ou cores que podem fazer com que suemos mais, o que termina em mau cheiro. Evitar usar roupas muito apertadas, pois elas impedem que a pele respire de forma adequada.
-
Alimentar-se bem - Comer frequentemente cebola, alho, café e consumir bebidas alcóolicas fará com que o cheiro do suor se torne muito mais forte. Entretanto, ao optar por frutas e verduras será possível amenizar isso.
-
Depile as axilas - Manter pelos nas axilas é uma das grandes causas de mau cheiro, já que essa condição permite a proliferação de fungos e bactérias
-
Use um anti-transpirante ao invés de um desodorante - Os desodorantes só servem para encobrir o mau cheiro impregnado na pele, eles não combatem realmente a sudoração excessiva. Em contrapartida, o anti-transpirante controla o excesso de suor e o mau cheiro. Ainda que o melhor seria revezar em seu uso, uma vez que o anti-transpirante usado constantemente pode trazer problemas de saúde.
-
Use Expert Anti-Odores - O cecê, o mau odor pode acabar impregnado nas roupas, dificultando o reuso, ocasionando em varias lavagens e estragando as fibras. Utilizando o Anti-Odor Expert você elimina estes microrganismos desagradáveis sem gastar as fibras das roupas e ainda economiza água.